Qual Vela Escolher?
Dê preferência sempre para velas de ceras naturais. Elas são 100% vegetais e não liberam substâncias tóxicas durante a queima, como acontece com a parafina.
A Primeira Queima
Vela tem 'memória'. Isso significa que ela vai seguir sempre o padrão da PRIMEIRA QUEIMA. Por isso é muito importante que na primeira queima você deixe a cera derreter de maneira uniforme no topo, até formar um piscininha até as bordas do recipiente. Dessa forma, você evita a formação de tuneis e garante uma queima perfeita, uniforme e com 100% de aproveitamento de cera e aroma.
Apare o Pavio
SEMPRE ANTES DE REACENDER!!
Tire a pontinha do pavio que, provavelmente, sairá facilmente. Isso evita a formação de fuligem e mantém a chama sob controle.
Queimando a Vela
A cada vez que acender a sua vela, deixe-a queimar por tempo suficiente para que toda a superfície derreta até as bordas do recipiente. Isso ajuda a evitar túneis e prolonga a vida útil da sua vela.
Local Adequado
Coloque as velas em superfícies planas e resistentes ao calor. Evite correntes de ar, pois podem causar queima irregular e chama descontrolada.
Sempre Por Perto
Nunca acenda uma vela e saia de perto. Tenha certeza de que você a apagou quando sair do ambiente. Evite acendê-las próxima a objetos que pegam fogo facilmente como cortinas, papéis, tecidos etc.
Onde Guardar
Mantenha suas velas em local fresco e seco, longe da luz solar direta, para evitar deformações e desbotamento.
Aroma Delicado
Lembre-se de que as velas aromáticas têm um aroma delicado, diferente de um incenso por exemplo.
Acabou...
Quando a vela tiver cerca de 0,5cm de cera restante, é hora de parar de usá-la. Deixar a vela queimar até o fim do recipiente pode danificá-lo e até causar explosão do recipiente.
Reaproveite o Recipiente
Você poderá adquirir um refil para sua vela, reaproveitando o recipiente, ou use sua criatividade e dê uma nova finalidade para ele!